Ou entre em contato pelos números:

21 3594-7747

WhatsApp

Plantão 24 horas:

Whatsapp:

Entre em contato

Todos os anos, as fortes chuvas trazem alguns prejuízos para algumas pessoas. É muito importante que as casas estejam preparadas para receber uma grande quantidade de água, seja através da chuva ou da própria lavagem do local. Um bom sistema de escoamento e drenagem ajuda a manter o ambiente seco e longe de possíveis poças de água que possam se formar. Para que o sistema seja eficiente é necessário que se faça um estudo completo sobre a área para que o escoamento seja posicionado em pontos estratégicos.

Existem inúmeros sistemas que podem ser aplicados na sua casa, mas nem todos serão eficientes. Por isso a importância de se ter um sistema que atenda as realidades de seu espaço. Para isso é importante que se consulte antes de qualquer investimento um Bombeiro Hidráulico, Engenheiro ou até mesmo um Pedreiro com experiência. Essas pessoas poderão lhe orientar sobre qual sistema será melhor aplicado a sua casa.

Os sistemas de escoamento e drenagens são muito usados em construções com grandes áreas planas e abertas. Como campos de futebol, quadras de esporte, praças e etc. Esse sistema impede que a água se acumule impedindo assim o uso do espaço. Mesmo depois que a chuva passar poças podem permanecer no espaço, se um bom sistema de escoamento for instalado isso não vai acontecer.

Mesmo sendo mais usados em grandes construções algumas pessoas tem aderido a esses sistemas em suas casas. Os locais em que esse sistema faz mais sucesso são garagens, varandas, áreas de serviço e banheiros. Todos esses ambientes estão sujeitos a receber grande quantidade de água e é necessário que se tenha um sistema eficiente de drenagem de água.

Antes de se instalar um sistema de drenagem é necessário que se estude o terreno. Procure saber que tipo de terra compõe seu terreno. Procure um profissional da área e deixe que ele analise seu terreno. Dependendo do material que faz parte do seu terreno a instalação do sistema pode ocorrer de maneiras variadas.

É necessário investigar também se há lençóis de água no terreno. isso pode dificultar a instalação do sistema e tornar até mesmo perigoso para a fundação da casa. Visto que a água que a drenagem vai absorver irá para o solo. E quanto mais molhado o solo fica, mais frágil também.

CAIMENTO

É muito importante que se planeje tudo com antecedência. Inclusive o caimento. O caimento é a ferramenta que melhor vai agir quando o sistema de drenagem estiver funcionando. Antes de se colocar o contra-piso, é preciso que haja um desnível de pelo menos 1% em comparação à calçada. Em um terreno de 20m é necessário que haja um desnível de 20 cm em relação a altura da calçada.

IMPERMEABILIZAÇÃO DE UMA COBERTURA PLANA

Se você deseja realizar um cobertura sem telhas, apenas uma laje com concreto as mudanças começam na preparação da massa. A massa que ira fazer parte da laje precisa ser feita sem muita água na mistura. Quando for aplicada sob a estrutura de vigas é necessário que se coloque adesivos plastificantes. Isso ajuda na drenagem.

Embora no nome seja cobertura plana. A cobertura não pode ser 100% plana, para evitar que a água emposse. Para isso é necessário acrescentar uma camada de argamassa de cimento e areia 1:4, 1cm elevado para cada metro de comprimento na direção que deseja que a água escoe.

CALHAS

As calhas, muito comuns, ainda são um bom sistema de drenagem. Ajudam a controlar a água que desce pelos telhados e assim não deixam que muita água se acumule na área de baixo. As calhas podem ser adaptadas segundo a sua necessidade e a água direcionada para onde achar melhor.

CAIXA DE AREIA

A caixa de areia também um sistema muito eficiente. A caixa pode ser feita somente e areia ou areia e concreto. Ela recebe toda a água que desce das calhas e através de canos instalados internamente despeja a água para a rede publica. Sempre aplicando a regra do caimento, 1cm para cada metro de comprimento.

DRENAGEM DO TERRENO

Para drenar seu jardim e impedir que ele fique encharcado demais depois de uma chuva não tem mistério e é muito simples. Enterre um tubo de 100mm a mais ou menos 30, 40cm de profundidade, coloco bastantes pedra britada em volta da abertura do cano para que a terra não impeça a entrada de água. Envolva a boca do cano com feltro sintético para não apodrecer. Pronto. Você tem um filtro excelente.

Os sistemas de drenagens são muitos e com muitos efeitos. Cada um pode ser aplicado em determinadas situações onde será mais útil. É necessário apenas que se estude antes de cada caso para que a escolha possa ajudar a melhorar o escoamento da água. Procure por um profissional de confiança, que possa lhe aconselhar da melhor maneira possível para que a sua reforma seja satisfatória.


WhatsApp