Jogar resíduos no vaso é um mal negócio

Jogar no vaso o fio dental, o papel higiênico, as lentes de contato… tudo tão pequeno, nada que vai fazer mal, certo?

Errado. Na verdade, jogar no vaso sanitário produtos como esses acabam gerando uma série de problemas quando o assunto é entupimento.

De acordo com desentupidoras especializadas, a consequência básica de jogar qualquer coisa no vaso sanitário não é apenas nocivo para o sistema de saneamento urbano – o que já seria o suficiente para que você não fizesse. Além disso, pode acabar trazendo problemas indesejados para o seu encanamento.

Jogar resíduos no vaso é um mal negócio | Desentupidora RJ

Por que não jogar resíduos no vaso sanitário

Estima-se que nos Estados Unidos, por exemplo, que é um país de grandes dimensões e população, assim como o Brasil, sejam gastos bilhões de dólares por ano em reparo e manutenção de sistemas de esgoto.

Se lá é assim, imagina no nosso país, onde a infraestrutura via de regra é pior?

O fato de você jogar resíduos no vaso sanitário então, já tem um gasto público inerente, sempre indesejado. Se muitas vezes nos sentimos inaptos e incapazes de contribuir com o bem público, pequenas medidas como essa já podem começar ajudando.

No entanto, se isso ainda não foi o suficiente para convencer você, vamos trazer outro motivo para não jogar resíduos no vaso. Ele diz respeito também ao seu bolso. Sim, parece bobo, mas até mesmo itens pequenos, como um simples fio dental, podem acabar gerando complicações e entupimentos no futuro.

Alguns deles simplesmente não são degradados pela água natural que passa, e ficam no seu ralo, encanamento ou qualquer parte do seu sistema de esgoto por muito tempo – assim como no sistema do município, se chegar a sair da sua casa. Isso significa que se ele ficar ali, com o tempo vai acumulando com os outros que você jogar, numa espécie de bola de neve que vai crescendo.

Quando chega a um nível insustentável, acaba gerando o entupimento. Muitas pessoas, para piorar ainda mais a situação, tentam arrumar por elas próprias problemas que são mais complicados em vez de chamar uma desentupidora especializada.

O resultado é que deixa a situação num estado mais problemático.

O que não jogar no vaso sanitário

Será que você sabe o que as pessoas jogam no vaso sanitário? É bom sabermos porque mesmo com toda essa explicação, você ainda pode estar achando que aquele resíduo que você descarta lá está tudo bem. Não, não está e você vai ver.

  • Papel higiênico: a descarga nem sempre dilui o papel higiênico, ao contrário do que muitos pensam. Isso pode entupir o vaso sanitário ou a tubulação da sua casa.
  • Lenços umedecidos: aqui o problema é ainda pior, porque o material dos lenços não é despedaçado de modo algum nem na sua casa nem no sistema de esgoto. É comum cidades do mundo inteiro fazerem campanha exatamente para coibir esta prática.
  • Lentes de contato: tão pequenas, parecem tão inofensivas. Acontece que são muito resistentes e são de difícil captura nas usinas de água, sendo até mesmo um problema ambiental, como outros plásticos.
  • Fio dental: também parecem muito fininho e sem dar problemas, só que na verdade é muito forte e possui uma tendência de se emaranhar nos outros resíduos.
  • Absorventes: muitas mulheres acabam descartando, principalmente aqueles internos, que são menores. Só que esse não é o lugar ideal e os materiais que os compõem são resistentes. O melhor é envolver em papel higiênico e jogar no lixo.
  • Areia de gato: ainda que em algumas embalagens seja dito que pode ser descartado no vaso, você não deve fazer isso, também pelo motivo de não se dissolver na água. Em contato com líquidos, ainda, ele pode aumentar em volume, crescendo em tamanho e sendo ainda mais nocivo.
  • Restos de alimentos: nem restos de alimentos nem óleo de cozinha devem ser descartados, pois o sistema de esgoto não é feito para isso. Além disso, pode acabar grudando nas paredes da tubulação.

O que tudo isso demonstra, por conseguinte, é que você deve despejar no vaso sanitário apenas o que for natural. Ou seja, somente as necessidades fisiológicas do ser humano.

É para isso que ele serve, e só para isso. Você estará fazendo um bem para a estrutura da sua casa e da sua cidade.

Serviços em destaque da nossa Desentupidora

Jogar resíduos no vaso é um mal negócio | Desentupidora RJ

Desentupimento de Canos e Pias

Desde lavagem de louças, higiene pessoal, limpeza de roupas, entre outros, e a partir dessas ações é possível que haja descarte de todos tipos de materiais.

As pias são estruturas encontradas nos imóveis que são utilizadas diariamente para realização de variadas atividades.

Caso haja uma obstrução causada pelo acúmulo desses resíduos será necessária a realização de um desentupimento de pia para que as atividades do cotidiano não sejam impedidas.

Jogar resíduos no vaso é um mal negócio | Desentupidora RJ

Desentupimento de Ralos e Canos de cozinha

Uma situação de entupimento de ralos pode não ser muito agradável para a maioria das pessoas por conta das consequências que vem junto com essa obstrução.

Usados diariamente em pias, chuveiros e até mesmo no chão o entupimento desses sistemas pode vir a gerar transtornos no cotidiano do imóvel.

Realizar um desentupimento de ralo periódico evita que os problemas ocorridos sejam mais recorrentes.

Jogar resíduos no vaso é um mal negócio | Desentupidora RJ

Limpeza e Desentupimento de Fossas

Fossas sépticas são estruturas que servem para separar líquidos de elementos que estejam mais densos a fim de conter esse material para ser consumido por bactérias anaeróbicas.

Com a separação dessa matéria sólida é possível impedir o entupimento dos esgotos.

Ainda que sejam eficazes e simples é preciso realizar desentupimento e limpeza de fossas periodicamente para evitar problemas mais graves.

O uso das fossas é um alternativa muito comum em zonas rurais ou residências isoladas devido à sua facilidade.


%d blogueiros gostam disto: