Ou entre em contato pelos números:

21 3594-7747 / 21 3489-2554

WhatsApp

Plantão 24 horas:

Whatsapp:

Entre em contato

Para onde estamos indo?

Era uma vez um planeta muito parecido com o nosso. Com muito mares e rios, montanhas e vales e ate mesmo, talvez, formas de vida. Era assim que Vênus se parecia na aurora de seus tempos. O segundo planeta do nosso sistema solar era saudável, limpo e habitável. Mas algo deu errado.

A superfície de Vênus é repleta de vulcões. Dezenas deles. A cada milhão de anos todos eles entravam em erupção, alguns mais de uma vez durante aquele período, isso ocasionou um aumento gigantesco de CO2. Esse gás é muito denso. Impede que a luz do sol entre na atmosfera.

elec1rz2oymr6gq5f22z3yyup

Mas porque Vênus é tão quente?

Estar próximo ao Sol não é a resposta. Mercúrio, o primeiro planeta de nosso sistema solar, está mais próximo do Sol e ainda sim a superfície do planeta é 30% mais fria que a de Vênus. As altas temperaturas de Vênus são causadas também pela grande quantidade de CO2 na atmosfera do planeta. Os poucos raios solares que conseguem vencer a barreira do gás chegam ao solo e são rebatidos para o espaço, mas não conseguem voltar.

Essa grande quantidade de gás somado a bilhões de anos transformou Vênus no que é hoje. Um Planeta gasoso. Uma sonda Russa foi enviada à superfície do planeta para analise, depois que pousou a sonda conseguiu apenas tirar 5 fotografias antes de seus circuitos queimarem. Vênus havia morrido.

Tá mais o que isso tem haver com a gente?

O mesmo gás que matou Vênus é o gás que jogamos todos os dias na atmosfera da Terra. Esse gás, o CO2, é o nosso pior inimigo. O efeito estufa vem acontecendo a muitos anos, e de lá para cá os aumentos de CO2 no ar só tem aumentado, isso impede que os raios solares retornem ao espaço mantendo assim grande parte do calor dentro da atmosfera terrestre. Isso tem causado aumento da temperatura, derretimento das geleiras e extinção de algumas espécies.

ARCHIV - Rauch steigt aus Schornsteinen einer Chemiefabrik in der nordchinesischen Stadt Tianjin auf (Archivfoto vom 23.12.2008). m Kampf gegen den Klimawandel fordert die Europäische Kommission die Schaffung eines sogenannten Emissionshandelssystems für die industrialisierte Welt. Der Handel mit Verschmutzungsrechten für den Ausstoß von Kohlendioxid (CO2) der EU müsse bis 2015 auf alle 30 Staaten der Organisation für Wirtschaftliche Zusammenarbeit und Entwicklung (OECD) ausgeweitet werden, erklärte die Behörde am Mittwoch (28.01.2009) in Brüssel. Foto: Ryan Tong (zu dpa 0522 vom 28.01.2009) +++(c) dpa - Bildfunk+++

Se não nós conscientizarmos e mudarmos nossas práticas nossos dias nesse planeta estarão contados. E para onde iremos? Talvez se pudermos ver o gás, ver o estrago que ele faz. Talvez assim nós mudaríamos nossas práticas.


WhatsApp