Energia eólica é a transformação da energia do vento em energia útil. Assim como os moinhos transformam o vento em energia mecânica a energia eólica transforma os ventos em energia elétrica. A energia eólica é renovável, está sempre disponível, pode ser instalada em qualquer região e não precisa de muito terreno. O impacto ao meio ambiente não é inexistente, mas é bem menor dos que as demais formas de geração de energia. As grandes hélices para produção de energia eólica ficam nos parque eólicos, esses parques geralmente geram energia para um local isolado.
Porém, mesmo diante de tantas vantagens que a energia eólica pode oferecer algumas desavantagens devem ser destacadas. A produção de energia elétrica através do vento ainda é uma forma de geração de energia muito prematura, é necessário muito aperfeiçoamento para que esse tipo de energia seja totalmente usada. Um dos maiores problemas da energia eólica é que quando não há vento não há energia.
Os parques eólicos são construídos, geralmente, em grandes áreas e em campos amplos. Quando as grandes hélices começam a fazer parte da paisagem há uma mudança brusca na visão daquele lugar principalmente para os moradores. O barulho com certeza também é um problema, o vento bate nas hélices e produz um ruído constante. Para que as casas estejam livres desse barulho precisam estar à 200m de distância.
A energia eólica teve sua exploração comercial no início dos anos 70, quando houve a crise no petróleo. No Brasil a produção de energia através dos ventos custa em torno de US$70 a US$80 por MHw, o que cria uma disputa acirrada entre a energia nuclear e a termoelétrica. A energia eólica ainda é muito prematura e deve ser analisada e melhor desenvolvida para que essa forma de energia alternativa se torne mais acessível e duradoura.