Como funciona a fossa séptica?

Desentupimento de fossa | Fossa séptica

Fossa séptica é um tipo de tratamento que ocorre primariamente em residências mais afastadas, como em sítios ou chácaras, por exemplo. Nesse tipo de tratamento, ocorre a separação entre o que é sólido e o que é liquido. Ou seja, na fossa séptica é possível separar os resíduos que foram produzidos durante um dia.

Este tipo de procedimento é visto como o primeiro tratamento antes de chegar aos esgotos. Esse é um modelo doméstico e que é muito eficiente. Muitas pessoas utilizam a fossa séptica, contudo, é necessário tomar certos cuidados para mantê-la preservada. Para assim, evitar que haja o acúmulo de resíduos, que podem até trazer doenças para as pessoas.

Por isso, vamos ensinar hoje como preservar a sua Fossa séptica e mantê-la sempre em bom estado para um excelente funcionamento. Veja algumas dicas no decorrer desse texto, certamente vão te ajudar!

Como funciona a fossa séptica?

Para que a limpeza e a preservação façam parte do cotidiano da sua Fossa séptica, é essencial saber como é o funcionamento desse processo. Em um tanque localizado do lado de fora da residência, chamado de Fossa séptica, o tratamento básico do esgoto é feito.

Dentro dela você irá encontrar uma parte que fica no fundo do tanque, onde estão todos os resíduos sólidos.
No meio temos a água e na parte da superfície temos um liquido espesso conhecido como escuma. Todo o líquido presente na Fossa séptica é retirado, através da drenagem. Contudo, fica a parte sólida, a qual é eliminada aos poucos pelas bactérias.

Entretanto, o processo é lento, sendo preciso retirar a parte sólida do tanque com frequência.

Água e a quantidade que a Fossa séptica suporta

Para quem tem um sistema de Fossa séptica em casa, é necessário tomar muito cuidado com a questão da água. As fossas costumam suportar uma determinada quantia de água, acima disso é possível estragar o seu processo de drenagem, sendo necessária uma boa manutenção.

Por isso, é importante aprender a conservar a água e utilizar quando possível. Você terá que saber utilizar muito bem a água para lavar suas roupas ou até mesmo a da descarga do banheiro. Comece a encontrar meios de controlar o uso da água no seu dia a dia.

Afinal de contas, a Fossa séptica precisa de um determinado tempo até fazer todo o tratamento, ou seja, separar os resíduos e depois fazer a drenagem. É um processo que pode até ser demorado, dependendo do caso. Por isso reforçamos que o cuidado com o uso da água é de extrema importância neste caso.

Atitudes que podem proteger a sua Fossa séptica

Existem atitudes no seu cotidiano que você pode aderir para preservar o tempo útil da sua Fossa séptica. Uma dessas atitudes é evitar que objetos pesados sejam colocados em cima do tanque ou dos tubos de drenagem Algo pesado como carros ou cimento podem trazer prejuízos e até danificar o material da estrutura da fossa.

Outra coisa importante é nunca jogar qualquer objeto dentro de locais que vão direto a fossa, como os vasos. Em outras palavras podemos dizer que você não pode jogar nada que não se decomponha com facilidade ou que tenha química em sua composição.

Dessas maneiras você diminuirá a vida útil das bactérias, seres fundamentais para a decomposição do resíduo solido.
E mais, se você tiver um triturador em sua casa, é melhor tomar muito cuidado com o seu uso. Quando se utiliza o triturador, muita coisa é expelida para o tanque da Fossa séptica. E muito desses resíduos não conseguem ser separados de maneira correta. O que resulta em prejuízos no funcionamento da sua Fossa séptica.

Mas, dentre todas as dicas de preservação a melhor com certeza é em relação a sua manutenção através da limpeza. Realize com frequência a limpeza e o bombeamento da Fossa séptica.

Se você precisar realizar o desentupimento de fossa ou a limpeza de sumidouro entre em contato com a Resgate Fossa no Rio de Janeiro.