CHUVEIRO x DUCHA
Todo mundo sabe que existe chuveiro e ducha, mas afinal qual é a diferença entre os dois? Será que posso colocar uma ducha no banheiro? Tem mais pressão ou coisa assim? Bom. Essa dúvida já é antiga sabia?! Antigamente a classificação entre chuveiro e ducha dependia de como a água era aquecida. Se fosse através de um aparelho elétrico era chuveiro. Se precisasse de um fator externo para aquecer a água, tipo um gerador ou a própria luz do sol era ducha. Hoje em dia as coisas meio que se confundiram e tudo acabou virando chuveiro.
E AGORA?
Antes da gente continuar você precisa responder umas perguntinhas simples que vão ajudar na escolha do seu chuveiro. Então vamos lá.
1 – No box do seu banheiro tem UM ou DOIS registros?
Da um pulinho lá no banheiro e descobre para gente.
Beleza. Foi rápido hein! Anota essa informação aí porque vamos precisar dela.
2 – Você mora em casa ou apartamento?
Se você mora em casa você vai ler os ítens “A” e depois vai pular para o ítem “C”.
Já se você mora em apartamento você vai ler os itens “B” e vai saltar para a letra “C”.
A – MORO EM CASA
Muito bem. Sabe quando pedi para ir no BOX ver quantos registros tinham lá? Lembra quantos tinham? Beleza. Então você vai fazer o seguinte:
1 – TENHO APENAS UM REGISTRO – Uma das opções de chuveiro que você pode colocar lá é pressurizado com espalhador grande. Mas que chuveiro é esse? Já explico.
Como você tem apenas um registro no seu BOX, é porque provavelmente a água vem de apenas uma caixa d’água. O que pode tornar a pressão da sua água baixa. Se tiver um pressurizador elétrico no chuveiro (de preferencia grande) vai ter mais pressão no chuveiro.
2 – TENHO DOIS REGISTROS – Você pode comprar um chuveiro normal com espalhador grande. Já que tem dois registros no banheiro isso significa que um é para a água da rua e o outro para a caixa. Isso também quer dizer que tem mais pressão no chuveiro.
O espalhador grande faz com que a água se espalhe mais, mas também há mais opções de espalhadores, pequenos e até médio, em qualquer loja de construção você acha fácil fácil.
3 – TENHO DOIS REGISTROS MAIS AQUECIMENTO SOLAR – Ai você precisa tomar mais cuidado quando for escolher o chuveiro. Você pode comprar um com pressurizador mas que seja compatível com o aquecimento solar.
Alias, parabéns por isso, cada vez mais a opção de geração de energia limpa tem feito parte na vida das pessoas e você com certeza sabe da importância disso.
B – MORO EM UM AP
Ok. Sabe quantos registros tem no banheiro então? Beleza, vamos colocar essa informação em prática agora. Escolha uma das opções abaixo de acordo com sua realidade.
1 – TEM APENAS UM REGISTRO NA PAREDE – Você pode comprar um chuveiro comum com espalhador pequeno ou grande. Como você só tem apenas um registro isso pode significar que a sua água é forte… ou não, não tem como saber. Mas de maneira geral a pressão é boa, mesmo que você more lá em cima. Não precisa investir em um chuveiro muito sofisticado com 50 temperaturas diferentes e que solta música enquanto você toma banho.
2 – TEM DOIS REGISTRO LÁ NO BANHEIRO – Muito bem senhoras e senhores. Não tem mistério nenhum também. Você pode comprar um chuveiro comum que seja compatível com aquecedores e com espalhador grande, médio ou pequeno. Como tem dois registros pode ser que seu prédio tenha algum sistema de aquecimento diferenciado, talvez a gás ou a placas solares. Mas aí também pode variar. Mas também não precisa investir em nada muito caro.
3 – TENHO DOIS REGISTROS MAS A PRESSÃO É RUIM – Ok. Sem pânico, vamos resolver. O chuveiro ideal para você é o chuveiro Megalux 2000… Não brincadeira… Você pode comprar sem pena um chuveiro com pressurizador com espalhador pequeno, médio ou grande. Como a pressão é ruim o pressurizador vai ajudar a dar mais pressão na hora do banho.
PARA FINALIZAR
Não falei que você ia terminar o texto um especialista em chuveiros. Não é difícil escolher um chuveiro, só seguir essas orientações e você vai ter o chuveiro perfeito na sua casa. Vai poder relaxar com uma chuveirada muito boa.