Saiba a diferença e como cada uma funciona

Tanto a caixa de gordura como a caixa de inspeção fazem parte do sistema de esgoto de uma casa, os resíduos despejados passam por elas antes de ir para o sistema público. Mas afinal qual a diferença entre elas e porque as duas são tão importantes para o funcionamento da rede de esgoto?

As diferenças já começam com as funções, as duas fazem parte do mesmo sistema, porém, agem de forma diferente.

Caixa de gordura: Responsável por armazenar a gordura da cozinha;
Caixa de inspeção: Recolhe o esgoto de banheiros e lavanderias.

Veja mais diferenças entre elas:

Caixa de gordura

É uma pequena caixa que retém a gordura quem vem da pia ou da lava louças. A importância da caixa de gordura é fundamental, quando a gordura fica fria ela endurece, formando grandes blocos, podem ficar presas nos canos causando entupimentos e danos na tubulação.

1408122829caixacoletoradegordura

Como funciona?

Dentro da caixa há um pouco de água, que funciona como um filtro, o líquido sujo chega pela tubulação, cai na água, e sai pelo outro lado sem a gordura, ( água e óleo não se misturam ) a gordura fica em cima e apenas a água passa, assim a água leva todas as impurezas presentes na gordura, mas ela em si permanece na caixa.

Quando limpar?

A limpeza da caixa de gordura precisa ser feita pelo menos uma vez por ano, em caso de restaurantes, hotéis ou pousadas, a limpeza precisa ser feita a cada seis meses.

Caixa de inspeção

A caixa de inspeção recebe os líquidos do banheiro e da área de serviço, servem para verificar a tubulação antes de serem direcionados para a rede pública. Se houver qualquer problema de entupimento ou danos na tubulação a caixa de inspeção é responsável por encontrar.

c4a529e85573117caca9a978288a23bc

Como funciona?

As caixas de inspeção estão instaladas com uma distância de 25 cm, no máximo de uma para outra, dessa forma, você consegue ter acesso a cada etapa da tubulação e retirar o que estiver obstruindo o caminho.

Quando limpar?

A caixa de inspeção precisa ser limpa a cada seis meses, mas sempre que houver a necessidade de liberar o caminho da tubulação precisa ser feita o quanto antes.

Tanto a caixa de inspeção como a caixa de gordura precisam fazer parte do sistema de esgoto de uma casa, procure sempre manter a limpeza desses componentes em dia para que o funcionamento seja garantido.


%d blogueiros gostam disto: