Saiba como ajudar o planeta

Em 2015 uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais a Abelpre mostrou que houve um crescimento de 29% na produção de lixo pela população brasileira entre os anos de 2003 a 2014. Porém a quantidade dos resíduos descartados da forma correta não chega nem perto desse novo percentual. Mais de 41% dos resíduos produzidos pela população tiveram como destino os aterros e lixões, que segundo a Abelpre não são os locais mais apropriados para descarte do material. Podem afetar o meio ambiente e transmitir doenças

O descarte do lixo deve ser feito de forma correta buscando o bem estar não só do ecossistema do planeta, mas também da população em geral. Já é muito comum encontrar no nosso dia-a-dia, principalmente em locais públicos como Shoppings e restaurantes, as famosas lixeiras ecológicas, onde as pessoas pode descartar o lixo de acordo com o material que a compõe, papel, metal, plástico e orgânico. Porém essa prática é pouco praticada nas casas das pessoas. O brasileiro hoje produz cerca de 250 mil toneladas de lixo por dia, a cidade de São Paulo, maior produtora de lixo do Brasil produz, por dia, 19 mil toneladas de lixo.

Desde de 2010 os lixeiros são instruídos a realizar a coleta seletiva dos resíduos coletados, em alguns bairros e cidades já existe o programa de coleta seletiva, onde a própria população separa seu lixo porém essa prática ainda é pouco comum em muitas cidades, se isso ainda não é uma prática na sua localidade procure, de maneira individual realizar a coleta seletiva.

Identifique, primeiro, os materiais que são recicláveis, crie um recipiente para cada categoria, caso esse materiais estejam sujos é aconselhável que se faça uma limpeza antes, não precisa ser necessariamente com água limpa, esse processo evita que ratos e baratas sejam atraídos. Crie também uma área para os resíduos de lixo orgânico, resto de comida e cascas de frutas. Esses devem ser descartados com mais agilidade, já que estragam com mais rápido e podem atrair insetos indesejados, além do mal cheiro. Feito isso entregue ao coletor que ele fará a distribuição de maneira correta.

Vale tentar a associação de moradores. Procure saber se a associação de moradores do seu bairro realiza a coleta seletiva do lixo, se sim, leve seu lixo até a associação de moradores para que, junto com a equipe de coleta, realize o descarte consciente do seu lixo. Dessa maneira você estará ajudando o seu bairro e preservando o meio ambiente, de maneira consciente e eficaz será muito mais simples e benéfico para todos.
Com essas pequenas atitudes e tomando apenas alguns minutos do nosso dia, podemos fazer a diferença que o planeta precisa, ajude o meio ambiente, seja consciente e torne o planeta mais sustentável com a simples prática do descarte inteligente de lixo.


%d blogueiros gostam disto: