Descubra qual é a diferença?
Na engenharia hidráulica a água é dividida em três grandes grupos, pluvial, fluvial e nival. Essa classificação vai depender de alguns fatores e, principalmente, de onde a água veio. Isso ajuda no controle dessas diversas águas e na criação de tubulações e meios de transportar a água da maneira correta. Mas você sabe qual a diferença entre esses três tipos de águas?
Pluvial
Pluvial é o nome dado a água que vem da chuva e é coletada pelo sistema público de esgoto nas chamadas galerias de água pluviais podendo ter tubulações próprias, as chamadas separador absoluto, sendo lançadas depois em lagos, lagoas ou no mar. As águas pluviais podem ainda se juntar ao esgoto da população, nesse caso recebe o nome de sistema besta.
Fluvial
Fluvial é o nome dado a qualquer água que se origina em rios. É muito comum o uso do termo bacias fluviais se referindo as bacias hidrográficas, ou transporte fluvial, quando o transporte é feito pelos rios.
Nival
Antes de definir o que é nival, precisamos esclarecer o que é um regime fluvial. Regime fluvial é o aumento do volume das enchentes e vazantes, produto da água da chuva. Quando o aumento do volume acontece por causa do degelo de montanhas recebe o nome de regime nival, mas unicamente nesse caso. Há situações em que os dois podem acontecer, como no Rio Amazonas, nesse caso o evento é classificado como regime fluvial.